domingo, 8 de novembro de 2009

ACNE – Espinhas do rosto – Causas e tratamento

Acne – Inflamação crônica das estruturas polissebáceas. Primeiramente aparece o comedão ou o cravo, que se inflamam e se transforma em lesões papulosas, pustulosas ou nodulares. O maior número de casos ocorre na puberdade, e a afecção ataca os adolescentes de ambos os sexos igualmente. Aparece especialmente nos lugares em que abundam as glândulas sebáceas: a face, as costas e a parte superior do peito.
Tratamentos
Alimentação : Apesar da acne ter também como causa algum distúrbio hormonal, na maioria dos casos, ela é causada pela alimentação inadequada, principalmente gorduras de origem animal. Deve-se evitar os seguintes alimentos: carnes gordurosas, carne de porco, nata, leite integral, manteiga, frituras, pastelaria, doces, café, chá mate, chocolate, toddy, nescau, mostarda, pimenta, vinagre, queijos picantes, exceto ricota caseira.
Opte por uma alimentação natural, cereais e grãos integrais, verduras e hortaliças, frutas da época, leite ou iogurte desnatado. Verduras cruas contem muita fibra, regula o intestino, é depurativa do sangue, e , portanto benéfica para a acne. É necessário combater a prisão e ventre.

Fazer uso abundante de vitamina A. Tomar diariamente, no desjejum e no jantar , 1 copo de suco de cenoura, extraído pela centrífuga.
Se não tiver centrífuga: Coloque no liquidificador 1 copo de 200 ml de suco de laranja e 1 cenoura média, lavada e picada. Bater e tomar sem adoçar. Caso queira adoçar, use mel de abelha ou açúcar stévia. Nunca use açúcar branco refinado. Em cada uma das três refeições, tomar uma colher de sobremesa rasa de levedo de cerveja em pó, diluido em água ou suco de frutas, ou mesmo, diluido no suco da cenoura. ou 2 comprimidos 3 vezes ao dia.

Chás medicinais para Acne, ou espinhas:
Chás de caroba, cavalinha, salsaparrilha, sabugueiro, camomila, angélica. Alternar os chás:
1ª semana : chá de caroba
2ª semana: chá de cavalinha
3ª semana: chá de salsaparrilha e assim por diante.
Podem-se tomar 3 a 5 xicaras por dia, em jejum e nos intervalos das refeições. Se houver uma aparente piora, isto significa que o organismo começou a reagir, expulsando as toxinas. É a crise curativa. Não interrompa os tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário